Cadeirinhas Infantis: Regras para Usá-las podem Ser a Diferença entre Vida e Morte no Brasil.

Freaka Silva
4 Min Read

Imagem meramente ilustrativa

Cadeirinhas Infantis: Regras para Usá-las podem Ser a Diferença entre Vida e Morte no Brasil.

Uma criança de dois anos morreu após o carro em que estava capotar na BR-376, em Paranavaí, no Noroeste do Paraná. O acidente ocorreu na manhã do último domingo (21), e segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a cadeirinha infantil em que a criança estava foi arremessada para fora do veículo durante o incidente.

A escolha de uma boa cadeirinha infantil não é suficiente, pois é fundamental instalar-a corretamente para garantir a segurança da criança. Nesta reportagem, vamos abordar as principais informações sobre o uso adequado das cadeirinhas e os riscos de descumprimento.

Existem diferentes tipos de assentos disponíveis no mercado que podem ser utilizados em veículos comuns ou específicos para automóveis. A escolha da cadeirinha infantil deve considerar a idade, peso e altura do filho. As principais categorias incluem:

– Cadeirinhas fixas: Instaladas diretamente na carroceria do veículo;
– Cadeirinhas portáteis ou de alça: Podem ser usadas em diferentes tipos de assentos da cadeira, podendo ir para a frente e trás do banco.

Para garantir que o sistema esteja funcionando corretamente, é preciso realizar testes regulares. A PRF recomenda verificar se as cadeiras estão bem fixas no veículo, com todas as partes conectadas devidamente e sem sinais de fadiga ou desgaste.

A instalação da cadeirinha também deve ser feita corretamente para evitar riscos à segurança. A PRF enfatiza a importância de seguir os passos abaixo:

1- Verificar se o veículo está dentro do peso permitido;
2- Segurar as alças e verificar que elas estão bem fixadas no assento da cadeira.
3- Colocar a criança na cadeirinha corretamente, com seus pés apoiados nos apoios de pé e sua cabeça protegida pela parte superior do encosto;
4- Ajuste o assento para que os braços sejam afastados dos joelhos da criança.

A descumprência dessas regras pode ter consequências graves, como a morte. Além disso, é importante lembrar que as cadeirinhas infantis devem ser usadas apenas até o peso máximo permitido e não ultrapassado para evitar riscos à segurança do filho.

A PRF também destaca os riscos de descumprimento das regras. Em caso de acidente, a falta da instalação correta da cadeirinha pode resultar em multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo também pode ser retido.

É fundamental lembrar que as crianças devem usar a cadeirinha infantil até os três anos ou atingirem um peso mínimo de 13 kg. Após esse período, é necessário passar para outro tipo de assento adequado à idade e ao tamanho da criança.

A escolha correta do sistema de segurança para o veículo também deve ser considerada. O uso correto das cadeirinhas infantis pode garantir a segurança dos filhos em caso de acidente, tornando-as uma peça importante no veículo.

Share This Article